Você encontrou a oportunidade de emprego perfeita. Você envia seu currículo e espera ansiosamente por um retorno… mas ele nunca acontece. Por quê? Seu currículo nunca foi lido. Talvez ele não fosse bom o suficiente.

Anime-se, essa situação chata não vai se repetir. Neste artigo iremos te ensinar a escrever um currículo que nunca mais vai passar batido.

Como escrever um currículo?

Abaixo, vamos dar 8 passos fundamentais para você criar o seu currículo:

1 – Comece com o Formato de Currículo Adequado

Os recrutadores gastam em média apenas 6 ou 7 segundos olhando cada currículo. Portanto, a primeira impressão é crucial. Se você enviar um documento organizado e bem estruturado, convencerá os recrutadores a dedicarem mais tempo lendo o seu currículo.

Veja como estruturar o formato de um currículo da maneira certa:

Comece criando um esboço de currículo dividido nas seguintes seções:

  • Cabeçalho do Currículo com Informações de Contato
  • Perfil Pessoal: Objetivo do Currículo ou Resumo do Currículo
  • Experiência Profissional
  • Educação
  • Habilidades
  • Seções Adicionais

Dica Profissional

Se você acabou de sair da universidade e precisa escrever um currículo sem experiência ou se formou em uma instituição prestigiada nos últimos 5 anos, coloque a seção de educação acima da experiência profissional.

Ao preencher as seções, sempre siga as regras de formatação de currículo:

Escolha fontes claras e legíveis:

Opte por uma das fontes padrão para currículos: Arial, Tahoma ou Helvetica se preferir fontes sem serifa; e Times New Roman ou Bookman Old Style se as fontes com serifa forem sua escolha usual. Use um tamanho de fonte de 11 a 12 e espaçamento simples. Para o seu nome e títulos de seção, escolha um tamanho de fonte tamanho 14 a 16.

Seja consistente com o layout do seu currículo.

Defina margens de 2,5 cm para todos os quatro lados. Certifique-se de que os títulos do seu currículo sejam uniformes – faça-os maiores e em negrito, mas evite itálicos e sublinhados em excesso. Mantenha um único formato de data em seu currículo: 26/01/2024 ou 26 de fevereiro de 2024.

Não polua seu currículo com informações e elementos visuais em excesso.

Menos é mais. O espaço em branco é seu amigo – os recrutadores precisam de algum espaço para fazer anotações! Além disso, na maioria das vezes, após o envio do seu currículo, ele será impresso em tinta preta em papel branco. Muitos elementos visuais podem torná-lo ilegível.

Remova fotos do seu currículo.

A menos que seja explicitamente solicitado incluir sua fotografia no anúncio de emprego. Nesse caso, use uma foto com aparência profissional, mas não tão formal quanto uma foto de identidade.

Faça seu currículo conciso e relevante.

Não inclua todos os detalhes de sua experiência profissional e educação. Limite-se aos fatos relevantes para os empregadores potenciais.

Dica Meraki

Depois de escrever, salve seu currículo em PDF para garantir que o layout permaneça intacto. Mas preste atenção à descrição da vaga. Alguns empregadores não aceitarão um currículo em PDF. Se for o caso, envie seu currículo em Word.

2 – Adicione Suas Informações de Contato da Maneira Certa

Construa um cabeçalho que inclua os detalhes essenciais de contato. Na seção de informações de contato, insira:

  • Nome completo
  • Título profissional
  • Endereço de e-mail
  • Número de telefone
  • Perfil do LinkedIn
  • Endereço residencial (ou apenas a sua cidade)

Você deve estar se perguntando o por que dessa seção ser tão completa, certo? Os recrutadores a utilizarão para pesquisar sobre você online. Se seus perfis de mídia social não forem profissionais ou as informações em seu perfil do LinkedIn não coincidirem com o seu currículo, você estará imediatamente fora da disputa.

Construa um cabeçalho que inclua os detalhes essenciais de contato. Na seção de informações de contato, insira:

  • Nome completo
  • Título profissional
  • Endereço de e-mail
  • Número de telefone
  • Perfil do LinkedIn
  • Endereço residencial (ou apenas a sua cidade)

Você deve estar se perguntando o por que dessa seção ser tão completa, certo? Os recrutadores a utilizarão para pesquisar sobre você online. Se seus perfis de mídia social não forem profissionais ou as informações em seu perfil do LinkedIn não coincidirem com o seu currículo, você estará imediatamente fora da disputa.

3 – Inclua um Perfil Pessoal e Seu Título Profissional

Para criar um currículo que chame a atenção, concentre-se na declaração de perfil pessoal – um parágrafo curto e cativante de 100 palavras que diz aos recrutadores por que você é exatamente o candidato que eles estão procurando. Seu perfil pode ser descrito em forma de objetivo ou um resumo.

Qual é a diferença?

  • Um perfil de objetivo mostra quais habilidades você domina e como se encaixaria na vaga. É uma boa escolha se você tem pouca experiência de trabalho relevante para o emprego que está tentando conseguir, por exemplo, se você ainda estiver estudando ou for recém formado na faculdade.
  • Um perfil de resumo, por sua vez, destaca seu progresso e realizações na carreira. Use-o se você é um profissional experiente com muita experiência em sua área.

Vamos supor que há uma vaga para um emprego de enfermagem. Aqui estão exemplos de objetivo e resumo para enfermagem:

Objetivo:

Enfermeira Registrada pela Coren, treinada para trabalhar em ambientes de alto estresse e permanecer calma sob pressão. Buscando aproveitar habilidades meticulosas de registro e análise para ajudar o Hospital Madre Teresa com seus desafios iminentes.

A candidata focou apenas no que poderia oferecer ao futuro empregador. Ela também mencionou o nome específico do hospital para o qual está se candidatando.

Como mencionamos antes, se você tem alguma experiência de trabalho relevante, comece seu currículo com um resumo em vez de um objetivo. Agora, confira um exemplo de resumo em um currículo.

Resumo:

Enfermeira Pediátrica bilíngue (português e inglês), com mais de 15 anos de experiência em unidades de cuidados intensivos e neonatais de um hospital comunitário. Buscando alavancar a experiência de gestão como Chefe de Enfermagem Pediátrica no Hospital Geral, ajudando a implementar novos programas de treinamento para a equipe.

Nesse caso, o resumo do currículo é superespecífico e fornece um esboço completo do histórico do candidato, mostrando como sua experiência ajudará a enfrentar problemas específicos que o hospital está enfrentando.

4 – Liste suas Experiências de Trabalho Mais Relevantes para a Vaga

Na maioria das vezes, a seção de experiências de trabalho é a parte mais essencial do seu currículo – aquela que recebe mais atenção.

Veja como criar uma excelente seção de experiências:

  • Descreva as tarefas que você realmente fez, as coisas que eram relevantes. Não faça apenas uma mera descrição das responsabilidades do seu cargo.
  • Use verbos de ação: “criar,” “analisar” e “implementar”, e não “responsável por criar, analisar e implementar”.
  • Adapte seu currículo à descrição da vaga – leia atentamente a descrição do trabalho e verifique quais tarefas serão esperadas de você. Se você já as fez antes – inclua-as no seu currículo, mesmo que não fossem suas responsabilidades principais.

Vamos pensar de forma prática? Imagine que você quer se candidatar a uma vaga para especialista júnior em marketing de produtos. A descrição de trabalho da vaga é a seguinte:

Especialista júnior em marketing de produtos – Responsabilidades:

  • Atender pedidos de colocação de produtos da mídia
  • Criar e manter listas de mídia conforme necessário (1)
  • Escrever pitches de produtos (2)
  • Pesquisar novas oportunidades de mídia (3)
  • Apoiar na criação de materiais de mídia e kits de imprensa (4)
  • Liderar um pequeno projeto (5) do início ao fim
  • Auxiliar na organização de eventos (6)
  • Responder a consultas da mídia (7)

Essas são as tarefas que o profissional que ocupar esse cargo deverá cumprir.

Agora, dê uma olhada neste exemplo de campo “experiência de trabalho” em um currículo que demonstraria a aptidão para esse cargo:

Adidas, 11/2018–12/2023

  • Criar e manter listas de contatos de mídia (1)
  • Pesquisar oportunidades (3) em canais de mídia online
  • Produzir pitches de produtos (2) e kits de imprensa (4)
  • Apoiar na organização de eventos (6)
  • Responder a consultas da mídia (7)

Conquista-chave: Liderar uma equipe de projeto (5) na concepção e implementação de uma abrangente estratégia de relações em redes sociais para uma nova linha de produtos de estilo de vida, aumentando a base de seguidores para o perfil desse produto no Instagram de 0 para 250.000 em 4 meses (colocar o @ do perfil).

O exemplo acima está perfeitamente adaptado ao anúncio de emprego. O candidato mostrou que pode gerenciar suas tarefas mais importantes no futuro porque já as realizou.

Em segundo lugar, está repleto de verbos de ação. “Criar e manter” em vez de “responsável por criar e manter”, etc.

Por último, mas não menos importante, foca nas realizações do candidato. Adicione uma subseção de “conquistas-chave” para uma experiência de trabalho a qual você foi muito bem, assim como o candidato acima fez. Em seguida, inclua números. Não diga que “aumentou significativamente as vendas”. Diga quanto exatamente. Números se destacam!

Para garantir que suas conquistas-chave brilhem, siga a fórmula STAR (Situação, Tarefa, Ação, Resultado) para descrevê-las.

Situação: falta de promoção suficiente em redes sociais para uma nova linha de produtos de estilo de vida.

Tarefa: liderar uma equipe de projeto.

Ação: criação e execução da nova estratégia de redes sociais.

Resultado: 250.000 seguidores no Instagram em 4 meses.

Dica Meraki

Se você aprender a listar suas conquistas em um currículo da maneira certa, superará 9 em cada 10 outros candidatos. Essas informações, por demonstrarem uma parte aplicada das suas habilidades em situações reais, são fundamentais para que o recrutador possa tomar decisões em uma possível disputa com outros candidatos.

5 – Construa Corretamente a Seção de Formação Acadêmica do Seu Currículo

Sim, essa parte precisa ser muito bem preenchida. A boa notícia é que criar uma seção de educação em um currículo geralmente é simples.

Se você tiver algum ensino superior, inclua apenas isso no seu currículo. Não mencione o ensino médio, a menos que esse seja seu grau mais alto de educação.

Liste:

  • Ano de conclusão do curso (se ainda estiver estudando, insira a data em que você deve se formar)
  • A sua graduação
  • Nome da instituição

Ficaria algo assim:

2015
Bacharelado em Ciência da Computação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Além disso, você pode elaborar um pouco mais sobre sua experiência acadêmica se isso tiver relevância para a vaga que você irá se aplicar. Inclua, por exemplo:

  • Título da sua dissertação
  • Campos de estudo favoritos
  • Cursos extras
  • Suas melhores conquistas
  • Atividades acadêmicas extracurriculares

6 – Construa Corretamente a Seção de Habilidades do Seu Currículo

Uma lista com uma dúzia e meia de habilidades ficaria boa em um currículo? Em relação às habilidades para um currículo, concentre-se na relevância delas em vez de tentar incluir o maior número possível. Inclua uma mistura apropriada de habilidades técnicas, habilidades comportamentais e qualquer coisa intermediária.

  • Habilidades de comunicação
  • Habilidades interpessoais
  • Habilidades de escuta ativa
  • Habilidades de liderança
  • Habilidades de gerenciamento
  • Habilidades de pensamento crítico
  • Habilidades analíticas
  • Habilidades de tomada de decisão
  • Habilidades de resolução de problemas
  • Habilidades organizacionais
  • Habilidades de informática (não mencione pacote Office ou digitação. Isso são coisas básicas que o recrutador pressupõe que você saiba fazer)

7 – Inclua Seções Adicionais no Seu Currículo

Inclua uma seção adicional onde você mostre conquistas de destaque, coisas que comprovem seu valor como candidato. Tais como:

  • Prêmios da indústria
  • Certificações profissionais
  • Publicações relevantes
  • Associações profissionais
  • Conferências participadas
  • Treinamentos adicionais

Não se preocupe se ainda estiver estudando e não puder mostrar nada disso. Um bom currículo de estudante ainda se beneficiará de uma seção adicional. Aqui estão algumas ideias:

  • Experiência de voluntariado
  • Hobbies e interesses
  • Projetos
  • Trabalho autônomo
  • Conquistas acadêmicas
  • Blog pessoal

8 – Se Esforce Para Fazer um Bom Currículo

A contratação mudou drasticamente. Atualmente ela é super rápida e os recrutadores possuem cada vez menos tempo para analisar currículos e perfis. Um currículo bem estruturado, com as informações corretas, aumenta drasticamente a sua chance de obter uma entrevista.

Dedique tempo e se esforce realmente para criar um bom currículo, adaptado à vaga que você está buscando. Isso vai ser decisivo para a sua carreira.

De forma resumida, você precisa seguir esses passos para fazer um bom currículo:

  • Comece com um perfil pessoal — um resumo ou objetivo do currículo.
  • Continue com sua experiência profissional — focando em realizações em vez de deveres.
  • Apresente suas habilidades relevantes.
  • Adicione uma seção com suas principais vitórias: certificações, prêmios, publicações, etc.
  • Anexe uma carta de apresentação para dobrar suas chances de ser contratado.

Para uma consulta rápida, copie essa seção abaixo e lembre-se sempre dessas dicas:

  • Crie um design de currículo destacado. Afinal, você precisa se destacar entre centenas de candidaturas.
  • Escolha um dos três formatos de currículo: cronológico reverso (listando suas experiências profissionais da mais recente para a mais antiga), baseado em habilidades ou os dois combinados.
  • Divida seu currículo e organize as seções.
  • Projete um cabeçalho com suas informações pessoais.
  • Inclua um resumo ou declaração objetiva de carreira, dependendo do momento em que você está em sua carreira.
  • Escreva uma seção de experiência usando marcadores com palavras de ação e realizações.
  • Indique seu grau mais alto (junto com realizações acadêmicas, se você não tiver muita experiência relevante).
  • Liste habilidades-chave que correspondam aos critérios de seleção da descrição do trabalho para corresponder às palavras-chave.
  • Considere seções adicionais, como certificados, hobbies e interesses, ou voluntariado e estágios.

E Agora, Está com o Currículo Pronto?

Se você seguiu todas as nossas dicas, o seu currículo deve estar excelente! Agora é a hora de você se candidatar a algumas vagas. Confira agora mesmo as vagas que temos disponíveis aqui na Meraki e boa sorte!

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